quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Diferencia e tipos de hacker e cracker


Hackers & crackers





Em informáticahacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivosprogramas e redes de computadores Eles sabem perfeitamente que nenhum sistema é completamente livre de falhas, e sabe onde procurá-las utilizando as técnicas mais variadas.

categorias de hackers:

White hat ("chapéu branco") é um hacker que estuda sistemas de computação à procura de falhas na sua segurança, mas respeitando princípios da ética hacker. Ao encontrar uma falha, o hacker white hat normalmente a comunica em primeiro lugar aos responsáveis pelo sistema para que tomem as medidas cabíveis. Muitos hackers white hat desenvolvem suas pesquisas como professores de universidade ou empregados de empresas de informática.

Black hat ("chapéu preto") é um hacker que não respeita a ética hacker e usa seu conhecimento para fins criminosos ou maliciosos; ou seja, um cracker. Também chamado dark-side hacker ("hacker do lado negro") por referência à série de filmes Star Wars.

Gray hat ("chapéu cinza") é um hacker intermediário entre white e black: por exemplo, um que invade sistemas por diversão mas que evita causar dano sério e que não copia dados confidenciais.
Newbie ("novato"), muitas vezes abreviado "NB", é o termo usado (em sentido um tanto pejorativo) para designar um hacker principiante.

Lam(m)er ("capenga"), ou então script kiddie ("moleque de script"), alguém que se considera hacker mas que, na verdade, é pouco competente e usa ferramentas desenvolvidas por outros crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder

Phreaker (combinação de phone com freak, que significa "maluco") é um hacker especializado em telefonia (móvel ou fixa).

Hacktivist (combinação de hacker com activist) ou "hacktivista" é um hacker que usa suas habilidades com a intenção de ajudar causas sociais ou políticas.

LarvaEste já está quase a tornar-se um Hacker. Já consegue desenvolver as suas próprias técnicas de como invadir sistemas.

ArackersEstes são os piores! Os "Hackers-de-araque" são a maioria absoluta no submundo cibernético. Algo em torno de 99,9%. Fingem ser os mais ousados e espertos utilizadores informáticos, planeiam ataques, fazem

Carder é um termo amplamente utilizado por pessoas que atuam em grupo ou sozinhas na internet com o intuito de conseguir dados de cartões de créditos para fraudes on line

Script Kiddies (Hackers que tem como principal objetivo a alteração do web site de uma empresa)

Luser: E isso mesmo os Luser são aqueles que sabem o basico da informatica e acha que ja esta bom,tem apenas progamas uteis em seus desktops e do tipo "burro" e que da trabalho pro pessoal de ajuda e suporte.Luser é loser+user=luser. 

Banker:São hackers não eticos comuns mais seus principais alvos são bancos,passam horas dias e ate semanas analisando um servidor de algum banco,geralmente ultilizam progamas proprios para area como o : Banker keylogger.Agem como hackers fazem testes de intrusão captura informaçoes do banco ,e-mails de clientes e informações sobre a rede,se possivel ultilizam a engenharia reversa. 

Guru: Poucos conseguem,e uma pessoa cuja sua inteligencia e bem superior ao usuario comun tem bastante estudo na area por isso recebe esse nome. são iguais a deuses pelo simples fato de ser superior aos outros. 



Cracker é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. não basta entrar em sistemas, quebrar códigos, e descobrir falhas. Eles precisam deixar um aviso de que estiveram lá, geralmente com recados malcriados, algumas vezes destruindo partes do sistema, e até destruindo o que encontram. 

Tipos de Crackers:

Crackers de Criptografia: Termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptográfia (cracking codes). Tal procedimento pode ser executado tanto com lápis e papel bem como com uso de computadores, tudo depende da fonte do problema a ser solucionado.
Crackers de softwares: Termo usado para designar programadores e decoders que fazem engenharia reversa de um determinado programa, ou seja, alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, muitos crackers alteram datas de expiração de um determinado programa pra fazer funcionar mais de 30 dias, ou seja, modificam o modo trial para utilizar como se fosse uma cópia legítima, ou fazem um desvio interno na rotina de registro do programa para que ele passe a aceitar quaisquer seriais, tais sofwares alterados são conhecidos como warez.
Desenvolvedores de vírus, worms, trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.
Não são considerados crackers pessoas como: distribuidores de warez e crackz, webmasters que disponibilizam, em suas páginas, softwares sem autorização dos detentores de direitos autorais ou pessoas que copiam softwares piratas. O cracabiker é essencialmente um profissional habilitado na reengenharia ou engenharia reversa de software ou hardware. Um hacker se aproveita de características dos sistemas para poder modificá-los. Os crackers são auto-didatas (bem como os hackers) e, sem conhecimento algum do sistema, revertem hacks necessários entendendo os sistemas de trás pra frente, algumas vezes. Suas alterações também são hacks, pois são feitos em cima de hacks em geral.

Crackers são confundidos com:
Pichadores digitais: agem principalmente com o objetivo de serem reconhecidos. Desejam tornar-se famosos no universo cyberpunk e para tanto alteram páginas da internet, num comportamento muito semelhante aos pichadores de muro, deixando sempre assinado seus pseudônimos. Alguns deixam mensagens de conteúdo político o que não deve ser confundido com o ciberterrorismo.

Revanchista: funcionário ou ex-funcionário de alguma empresa que por qualquer motivo resolve sabotá-la com objetivo claro de vingança. Geralmente trabalharam no setor de informática da empresa o que facilita enormemente seu trabalho já que estão bem informados das vulnerabilidades do sistema.

Vândalos: agem pelo simples prazer de causar danos a vítima. Este dano pode consistir na simples queda do servidor (deixando a máquina momentaneamente desconectada da Internet) ou até mesmo a destruição total dos dados armazenados.

Espiões: agem para adquirirem informações confidenciais armazenados no computador da vítima. Os dados podem ter conteúdo comercial (uma fórmula de um produto químico) ou político (e-mails entre consulados) ou militar (programas militares).
Ciberterroristas: são terroristas digitais. Suas motivações são em geral políticas e suas armas são muitas, desde o furto de informações confidenciais até a queda do sistema telefônico local ou outras ações do gênero.
Ladrões: têm objetivos financeiros claros e em regra atacam bancos com a finalidade de desviar dinheiro para suas contas.
Estelionatários: também com objetivos financeiros, em geral, procuram adquirir números de cartões de créditos armazenados em grandes sites comerciais. Geralmente utilizam uma técnica chamada "Phishing Scam", enviando por e-mail um programa que é executado por algum usuário, tendo acesso às suas informações.

                                                              Fonte - Fonte

Conclusãohackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores (hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos) cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança. (os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.)

                         Curiosidades

filmes de hackers ou crackers: Hackers 2 - Operação Takedown, Duro de matar 4.0 ,  Matrix e A Rede Social 


80% deles estão na Deep web ou chats privados.

um 'hack' é, em geral, rápido, esperto e eficiente.

dicionários conceituam os hackers como profissionais do bem e crackers como criminosos.

Os hackers mais famososJohn Draper, Kevin Poulsen, Adrian Lamo, Gary McKinnon, Stephen Wozniak, Robert Tappan Morris, George Hotz, Albert Gonzalez, Jonathan James, Kevin Mitnick, François Cousteix, Andrew Auernheimer, Kevin Mitnick,  Tsutomu Shimomura, Kevin Poulsen, o ufologista,Alan Cox, Andrew Tanenbaum, Eric S. Raymond, John Draper, Jon Lech Johansen, Julian Assange, Kevin Mitnick, Linus Torvalds, Pekka Himanen7, Richard M. Stallman, Tsutomu Shimomura, Wau Holland.


Atenção: este post e informativo, não me responsabilizo por qualquer ato que você leitor fara.



                 Oque acharam ? gostaram ? Você e um hacker ? um cracker ? diga-me embaixo. 

1 comentários:

Unknown disse...

Posso usar essas informações no meu blog

Postar um comentário

 

O Mask Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger